FORMAÇÃO

Grupo de Segurança e Defesa do Rio de Janeiro forma novos motociclistas batedores

Alunos foram capacitados para o planejamento e a execução da atividade operacional de escolta
Publicada em: 07/10/2023 18:56
Imprimir
Fonte: III COMAR, por Tenente Fernanda Pereira
Edição: Agência Força Aérea

O Grupo de Segurança e Defesa do Rio de Janeiro (GSD-RJ) realizou, na última quinta-feira (28/09), em sua sede no Complexo Santos Dumont, a formatura de conclusão do Curso de Motociclista Militar Batedor de 2023. A instrução capacitou dez militares, entre Graduados, Cabos e Soldados, para o planejamento, preparação e execução da atividade operacional de escolta.

Entre os dias 14/08 e 29/09, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas de Legislação de Trânsito, Primeiros-Socorros, Operação e Manutenção de Motocicleta, Técnicas de Pilotagem e de Escolta, dentre outras disciplinas. O curso é oferecido todos os anos, sendo um ano no Rio de Janeiro e outro em Brasília, com instrutores do GSD-RJ e do GSD-BR.

A solenidade foi presidida pelo Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Terrestres do Comando de Preparo (COMPREP), Brigadeiro de Infantaria Alexandre Okada. O Oficial-General agradeceu aos envolvidos na organização da instrução e no preparo das aulas. “É uma grande satisfação estar presente na formação de um dos cursos mais importantes da nossa Força Aérea. Capacitamos e habilitamos nossos militares para garantir a segurança nas missões que lhes forem confiadas. Parabenizo todos os envolvidos, por destacado trabalho e alto nível de comprometimento. Meu reconhecimento à toda a Guarnição de Aeronáutica do Rio de Janeiro, especialmente ao Terceiro Comando Aéreo Regional pelo apoio incondicional para a realização desta atividade”, declarou.

O Comandante do GSD-RJ, Tenente-Coronel de Infantaria Willian Fernandes Moraes, enfatizou o preparo necessário para o cumprimento da função de escolta e parabenizou os militares formados. “Esse curso é parte da tradição dessa unidade de Segurança e Defesa. Durante a atividade de escolta, motociclistas militares batedores alcançam velocidade equivalente à de um paraquedista em queda livre. Apenas aqueles com adequada capacidade física e psicológica são capazes disso. Parabéns aos senhores por fazerem parte desse seleto grupo e por alcançarem mais esse marco significativo em suas carreiras”, afirmou.

A solenidade também agraciou o Tenente de Infantaria Lucas Vieira Bublitz, como instrutor padrão; o Sargento PM Rafael Lima Rocha, primeiro colocado no curso, e o Soldado Isaac Emanuel Santana Ferreira, como aluno destaque. O descerramento da placa da turma foi realizado pelo coordenador do curso, o Tenente de Infantaria Gilberto Batista Gonçalves Junior.

Fotos: III COMAR